Quando o pessoal do SplashPages (da imagem acima) publicou matéria sobre as encadernações que fizeram nos quadrinhos deles, muita gente gostou... e muita gente torceu o nariz.
A questão não é tão nova: deve-se encadernar as revistas que foram originalmente publicadas em edições separadas?
Difícil responder...
Obviamente, em termos de valor financeiro, haverá uma perda substancial de valor nas revistas que passarem por esse processo, pois nenhum (ou quase nenhum) colecionador vai querer comprar revistas com encadernação não original.
Por esse motivo, muita gente não vê com bons olhos essa atividade.
Mas se você não pretende vender seus quadrinhos... se não é colecionador... e não se preocupa com o fato de estar "adulterando" o formato original de suas revistas, e quer ter um belo encadernado na estante com aquelas edições fininhas com capa em papel que você não tem como guardar de forma adequada... encaderne!
Ou... outra opção, menos problemática, é apenas fazer uma espécie de invólucro, com o mesmo papelão da capa dura, mas sem encadernar os exemplares: eles ficam "soltos" dentro da capa dura, apenas para fins de armazenamento, podendo ser retirados para leitura.
A verdade é que não há regra quanto a isso e cada um deve saber pesar os prós e contras de se fazer uma encadernação caseira para suas revistas.
0 Comentários