Para quem gosta de quadrinhos, a capa é sempre um ponto importantÃssimo da obra.
Quem nunca acabou comprando pelo menos uma "revistinha" apenas por ter sido fisgado pela capa que atire a primeira pedra! :)
Sem dúvida, a capa é algo fundamental para atrair o leitor. E hoje em dia, com os encadernados, não é diferente. Mesmo que o assunto seja de interesse do leitor, ainda assim uma boa capa é fundamental.
Assim, obviamente, eu tinha que dar uma atenção especial ao layout das minhas capas... até porque não queria ter todo o trabalho com as encadernações e vê-las estampadas com capas "mais ou menos".
Assim, iniciei a busca por um formato que me agradasse. E passei a levar várias questões em conta para isso.
Por exemplo, eu nunca gostei muito das capas das HQs mensais com seu padrão visual usado até o fim dos anos 80, pois vinham cheias de letreiros, manchetes, exclamações e até balões com falas.
Um horror! rs
As edições brasileiras normalmente seguiam a mesma linha, mas limavam na maioria das vezes os balões. Nas edições brasileiras em formato americano, normalmente a arte era mais limpa, mas as vezes ainda traziam manchetes, e mesmo isso, no fim dos anos 90, até isso praticamente sumiu, ficando a capa basicamente resumida apenas ao tÃtulo e à arte, em geral.
Os encadernados, ainda mais os atuais, por se tratarem quase sempre de compilações de vária edições de uma história ou saga, têm um desenho diferente, mais próximo de uma capa de livro mesmo. É inegável que esse visual é mais bacanudo, mas também é algo que só é viável em um encadernado mesmo, já que a revista mensal tem um viés muito diferente.
Esse padrão mais clean e parecido com livro é adotado até nas capas dos encadernados que não são de super-heróis "normais" dos quadrinhos. Além de outros gêneros.
Como sempre brinquei de editoração e até trabalhei com design gráfico por um tempo, eu não "podia" simplesmente criar uma capa composta de um fundo preto, um tÃtulo e uma imagem da história encadernada. Era necessário um algo a mais!
Assim, durante os meses em que comecei a idealizar o layout das minhas capas, considerei para minhas capas:
- Diferenciação dos modelos mais populares do mercado editorial, sobretudo os encadernados Marvel e DC, para dar aos meus próprios encadernados uma identidade visual própria;
- Diferenciação visual entre Marvel e DC, já que 90% do meu acervo de HQs é composto de revistas de heróis (só bem mais tarde passei a adquirir material de outros gêneros e, mesmo assim, como isso ocorreu em uma fase em que lia no computador ao invés de comprar a revista em papel, quase tudo que tenho em formato fÃsico é quadrinhos de heróis das duas gigantes). Ainda assim, a diferenciação tinha que permitir também outras editoras;
- Indicativos visuais acerca das caracterÃsticas da obra, tais como se trata-se de uma história solo ou um crossover, ou se a ambientação é no universo "principal" da editora ou em um universo alternativo;
- Indicativos visuais acerca da publicação da obra, tais como a informação da publicação original no paÃs de origem, a data de publicação no Brasil e até a editora que publicou originalmente aqui na terra brasilis;
- Outros detalhes acerca da obra, tais como uma sinopse e até uma pequena contextualização sobre a história, além da capa original (já que a arte da minha capa não seria necessariamente a capa original, ainda mais quando se trata de um compilado de várias edições).
Ainda assim, com tudo isso em vista, procurei me aproximar pelo menos um pouco do padrão estabelecido pelas linhas Marvel e DC de encadernados, até pra facilitar a identificação visual dos encadernados na estante, ao lado de outras HQs e de livros também.
E é claro que o gosto pessoal teve peso imenso nessas escolhas ;)
O resultado você pode ver abaixo.
...
A primeira versão, ainda em tamanho irreal, colocava um fundo com cor que iria variar conforme a editora (vermelho para Marvel e azul para DC), e faixas cinza em cima e embaixo, além de uma miniatura da capa original no canto superior esquerdo.
Primeiro modelo desenvolvido |
...
A segunda versão, já com medidas corretas, aumentou o tamanho da arte a ser reproduzida no centro, deixando ela pegar quase toda a capa e obrigando o tÃtulo a ficar em cima da arte. A miniatura da original sumiu, mas o esboço ainda considerava elementos informativos nos quatro córners da capa.
...
Segundo modelo desenvolvido |
...
A terceira versão já adotou as cores preta para o fundo e dourado para as faixas, e diminuiu o tamanho da arte, fazendo com que o tÃtulo não fosse sobreposto à mesma. Os desenhos laterais em relação à arte iriam variar as cores conforme a história fosse DC ou Marvel, já que agora o fundo e as faixas não iriam mais variar.
Terceiro modelo desenvolvido |
...
Chegamos então ao modelo final, que passou os elementos informativos dos córners para a quarta capa e mudou a identificação visual (vermelho/azul/outra cor) para fins de identificar a editora original:
Claro que não trata-se de nenhuma obra-prima do design gráfico, mas atende o que eu preciso, está conforme o que eu acho interessante em termos de desenhos de capas e vai diferenciar visualmente, na estante, meus encadernados das outras obras capa dura que comprei.
A frente do encadernado contém o logo clássico da editora original, uma imagem com personagens da história e o logotipo do herói ou equipe que protagoniza essa história (em um crossover como Convergência, fica difÃcil definir isso, então coloquei logo o logotipo da Liga nesse exemplo, mas em outros casos será mais fácil por o logotipo dos Vingadores, dos X-Men, do Superman, do Capitão América, do Batman...).
No verso temos informações sobre o ano de publicação original e no Brasil, uma avaliação da história, informações sobre a mesma, a sinopse oficial (em dourado) e um comentário pequeno (em branco) sobre a mesma, situando-a historicamente e editorialmente. Além disso, vemos a capa da primeira edição da história, o logotipo dos protagonistas (agora maior) e até uma evolução cronológica do logotipo da editora original.
No interior, depois da folha de guarda, incluà uma folha com um mosaico formado por todas as capas das revistas integrantes da encadernação (já que no verso consta a capa do primeiro número da história).
0 Comentários