Depois de ver o vÃdeo-tutorial do Célio Barbosa sobre como fazer você mesmo capa dura para suas HQs, precisei pensar em uma prensa para não deixar as encadernações empenadas.
O próprio Célio fabrica e vende prensas para isso, porém tanto as dele quanto as similares que encontrei se mostraram proibitivas pelos preços pedidos. Pelo menos para mim.
Assim, a solução foi fazer minha própria prensa.
Não tenho como estimar os custos da fabricação da minha prensa, pois usei apenas madeira, parafuso e pregos que já tinha, e mesmo a tinta spray eu também já possuÃa. Mas, ignorando-se a tinta - já que eu apenas pintei a prensa justamente porque não precisei comprar a lata - os custos são mÃnimos, mesmo que alguém precise comprar a madeira, os parafuso e as borboletas.
Claro que é necessário ter alguma capacidade de manejo de ferramentas como furadeira e serra tico-tico, mas mesmo quem opera isso de forma totalmente amadora como eu consegue fazer uma prensa que pode não ser bonita e bem acabada como as que se encontram na Internet, mas que propicia o mesmo resultado em termos de impedir que as encadernações empenem.
O procedimento é absurdamente simples e não tem nenhum segredo:
...
1º Passo: idealizar o modelo
Existem diversas prensas diferentes que podem ser usadas para o fim pretendido aqui. Uma rápida busca na Internet demonstra isso.
Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é decidir qual será o modelo fabricado e isso vai depender muito dos materiais que você tem (ou vai comprar), o que impacta diretamente no custo da fabricação. Não se esqueça também de levar em conta a complexidade do trabalho a ser realizado.
No meu caso, por ter materiais que me permitiam fazer uma prensa bem mais simples do que a da imagem que encabeça essa página, optei - obviamente - por fazer exatamente o modelo mais básico possÃvel, algo como no rascunho a lápis visto acima, pois além de mais fácil, me permitia não precisar comprar absolutamente nada.
Minha única mudança em relação ao modelo do rascunho é que, devido à grossura e rigidez da tábua que tinha, optei por apenas um parafuso de cada lado, e não dois.
...
2º Passo: marcar a tábua
Sabendo o que você pretende fabricar, o passo seguinte é desenhar as peças na madeira a ser utilizada. Considerando o tamanho máximo das capas de revistas em formato americano, risquei a madeira para poder serrá-la de modo que, mesmo com os parafusos na extremidades, a prensa acolheria os encadernados totalmente.
Se você pretende fazer algo milimetricamente simétrico, leve em conta que madeira, ao ser serrada, "perde" cerca de pelo menos 1 milÃmetro, que é a largura da própria serra.
...
3º Passo: serrar a tábua seguindo as marcações
Depois disso basta cortar a madeira seguindo as linhas-guia feitas anteriormente. Se possÃvel, apoie a tábua contra alguma parece ou objeto para impedir que ela se mova enquanto você a serra.
...
4º Passo: fazer os furos dos parafusos e pregos
No "meu" modelo de prensa, dois enormes parafusos laterais servem de guia para manter as duas partes (de cima e de baixo) da prensa alinhadas, além de servir também para apertar o encadernado quando colocado em seu interior.
Assim, utilizando furadeira de tamanho adequado, fiz os dois furos dos parafusos laterais. Depois, com uma broca bem fina, furei a guia para os pregos que fixariam os "pés" da prensa.
No meu caso, furei a base antes mesmo de serrar a tábua, para usar ela como gabarito para depois furar a parte de cima. Mas "a ordem dos tratores não altera o viaduto", então, você pode fazer isso na ordem que preferir...
...
5º Passo: montar a prensa
Depois de tudo cortado e furado, basta fazer a montagem do equipamento, fixando os pés na parte de baixo e passando os parafusos pelas duas partes principais (no meu caso, os pés servem para apoiar a prensa adequadamente, já que as cabeças dos parafusos, sem os pés, deixariam a prensa "bamba").
...
6º Passo (extra): aparar as arestas
A prensa já está basicamente pronta, mas, apenas para fins de acabamento, optei por tratar todas as quinas e cantos com lixa, eliminando as quinas "vivas" e evitando que farpas possam sair futuramente.
...
7º Passo (extra): pintar a prensa
Para quem quiser, dá para, depois de tudo, passar uma tinta na prensa para dar um visual melhor. No meu caso, como tinha uma lata de tinta prateada, aproveitei e já pintei a prensa, tirando aquele visual feio da madeira marcada.
Uma dica aqui: a pintura pode de algum jeito, dependendo da tinta, danificar seu encadernado. É difÃcil, mas pode acontecer. Por isso eu optei por não pintar as faces interiores das duas partes da prensa, deixando-as na madeira nua mesmo.
Outra opção seria envernizar tudo, se a madeira for de boa aparência (não era meu caso, pois a madeira, apesar de boa, estava bastante manchada pelo tempo).
...
Pronto. Como se vê, sem muito esforço, com no máximo uma hora ou duas de trabalho, é possÃvel montar sua própria prensa:
0 Comentários